SP.Gov.br
sp.gov.br
Z6_086423G03PSRC06M19CM9F3A25
Z7_086423G0393SC06M3NRIQG0CR4

Aproveite o último final de semana das férias escolares

Parques oferecem passeios que unem diversão e educação ambiental

15/08/2009
Foto ilustrativa

Nesta segunda-feira, 17, os alunos da rede estadual de educação voltam das férias escolares. Para a criançada aproveitar o último final de semana de folga o Portal do Governo do Estado de São Paulo preparou algumas dicas. Agende-se !


Criança Ecológica


O programa Criança Ecológica, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, tem por objetivo sensibilizar e informar as crianças do ensino fundamental sobre a importância de se preservar a natureza.


O programa oferece seis espaços temáticos para a educação ambiental. Nas cidades de Bauru e Teodoro Sampaio, o espaço Floresta Legal, que faz parte da Agenda Verde do Criança Ecológica, destaca a importância da fauna e da flora.


O Criança Ecológica possui ainda quatro espaços instalados na capital paulista. O Villa Ambiental, no Parque Villa Lobos, faz parte da Agenda Amarela, que trata do tema "Aquecimento global e educação para a vida: um alerta para o futuro".


O espaço Água Amiga, localizado no Parque Ecológico da Guarapiranga, integra a Agenda Azul, que aborda a importância da preservação da água no planeta. O espaço Verde Vivo, que destaca a importância das plantas na vida dos seres vivos e o Bicho Legal, no Zoológico de São Paulo, representam a Agenda Verde do Criança Ecológica.


Visite os espaços do Criança Ecológica:


- Estação Experimental de Bauru: Rodovia Bauru - Ibitinga km 10


- Parque Villa Lobos: Av. Professor Fonseca Rodrigues, nº2001- Alto dos Pinheiros


- Parque Ecológico da Guarapiranga: Estrada do Riviera, nº3286- Bairro da Riviera Paulista


- Jardim Botânico de São Paulo: Av. Miguel Stéfano, nº3031


- Zoológico: Av. Miguel Stéfano, nº4241


- Parque Estadual Morro do Diabo: Rodovia SPV 28 - km 11 - Teodoro Sampaio - SP


Jardim Botânico


Terceira maior reserva de Mata Atlântica da cidade de São Paulo, o Jardim Botânico está aberto de terça a domingo das 9h às 17h para visitas monitoradas, agendadas previamente, para grupos com mais de 10 integrantes. A visita monitorada dura em torno de duas horas, conforme a faixa etária média dos visitantes. O ingresso para estudantes custa apenas R$1 


Para mais informações, acesse http://www.ibot.sp.gov.br/educ_ambiental/visitas.htm ou ligue para (11) 5073-6300.


Parque da Juventude


Localizado na antiga Casa de Detenção do Carandiru, o Parque da Juventude conta com dez quadras poliesportiva, pista de skate, de patins e de corrida. O parque também oferece aulas gratuitas de várias modalidades, além de contar com 16 mil m² de Mata Atlântica, espaço no qual o visitante tem a chance de fazer caminhadas e corridas.


A área esportiva do parque funciona das 6h às 2hs, aos sábados e das 6h às 23h, aos domingos. Para informações, acesse: http://www.sejel.sp.gov.br/parquedajuventude/index.html


Endereço: Avenida Zaki Narchi, nº 1309 - Metrô Estação Carandiru


Parque da Cantareira


Localizado na zona norte da capital, o Parque Estadual da Canteira conta com uma das maiores áreas de mata tropical do mundo situada dentro de uma região metropolitana. No período de férias, fica aberto de terça a domingo, das 8h às 17h.


Como parte do programa Recreio nas férias, o Parque da Cantareira desenvolve diversas atividades que mostram a importância da coleta seletiva e do combate à poluição, entre outras. Alunos acima dos oito anos podem participar de atividades dirigidas por monitores.


Endereço: Rua do Horto, 931 - Tremembé.


Zoológico


Inaugurado em 1958, o Zoológico de São Paulo está instalado numa área de 800 mil m² de Mata Atlântica.  São mais de três mil animais, representando cerca de 100 espécies de mamíferos, 200 de aves, 90 de répteis, 15 anfíbios e de invertebrados.


Mais informações:


Avenida Miguel Stéfano, 4241 - Água Funda


Fone: (11) 5073-0811


Horário de Funcionamento: 9:00 às 17:00 horas - de terça a domingo


http://www.zoologico.sp.gov.br

Complementary Content
${loading}