Os prefeitos de seis municípios assinaram na segunda-feira, 4, a renovação dos contratos de prestação de serviços de saneamento com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).
Das seis cidades que renovaram seus contratos, quatro já estão com 100% da população atendida com abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto. São as cidades de Auriflama, Irapuã, Pongaí e Uru - o Contrato de Programa garante a manutenção desse patamar de atendimento para os próximos 30 anos. Essas cidades pertencem à Unidade de Negócio Baixo Tietê e Grande.
Os municípios de Ribeirão do Sul e Ribeirão Branco, da Unidade de Negócio Alto Paranapanema, ainda não atingiram a universalização, mas os Contrato de Programa assinados preveem essa meta, além de outras obras que estão em andamento.
A assinatura dos contratos ocorreu na sede da Secretaria de Saneamento e contou com a presença dos prefeitos, da secretária de Saneamento e Energia, Dilma Pena, do diretor de Sistemas Regionais da Sabesp, Umberto Semeghini, e dos superintendentes das Unidades de Negócio da Sabesp do Baixo Tietê e Grande, Luiz Paulo de Almeida Neto; do Alto Paranapanema, Maria da Glória Rosetti Marques; e do Médio Tietê, Layre Colino Júnior.
Outros sete municípios assinarão contratos de renovação nos próximos dias - Gastão Vidigal, Iacri, Macedônia, Pratânia, Quatá, Bernardino de Campos, São Miguel Arcanjo.
Mais uma cidade é atendida
A cidade de Magda, na região Oeste do Estado, assinou pela primeira vez Contrato de Programa com a Sabesp. Totalizando, então, 14 municípios beneficiados pelos serviços prestados pela Sabesp, com atendimento direto de quase 115 mil habitantes.
A meta da Sabesp é que, até 2018, todas as cidades atendidas pela empresa passem a contar com a universalização no saneamento, ou seja, 100% de abastecimento de água, 100% de coleta e 100% de tratamento de esgotos.
Contrato de programa
Com a nova lei do saneamento básico (lei federal 11.445, de 5/1/07), o antigo contrato de concessão dos serviços foi substituído pelo chamado Contrato de Programa, formato que privilegia a gestão compartilhada e o foco no usuário, permitindo que o município participe mais ativamente, desde o planejamento das ações, priorizando os investimentos na cidade, e podendo revisar o planejamento a cada quatro anos.
Da Secretaria de Saneamento e Energia
Z6_086423G03PSRC06M19CM9F3A25
Z7_086423G0393SC06M3NRIQG0CR4
Visualizador do Conteúdo da Web
Sabesp renova contrato de saneamento com seis municípios
Empresa também assume serviços de saneamento em Magda, na região de São José do Rio Preto
06/01/2010