Todo mundo precisa pagar contas, mas ter que se deslocar para fazer esse serviço consome tempo. Para dar comodidade ao consumidor, o serviço de débito automático foi criado, mas ele também pode apresentar problemas. Por conta disso, o Procon-SP traz algumas dicas.
Para contas no débito automático, o consumidor deve fazer a solicitação com o banco e com o fornecedor do serviço. O mesmo acontece para cancelar ou suspender o serviço.
Caso haja troca de banco, agência e conta, o fornecedor deve ser comunicado para que a atualização dos dados seja feita.
O consumidor tem o direito de escolher a forma que quer pagar suas contas, seja em débito automático ou da forma convencional, em uma agência bancária ou em outros estabelecimentos que tenha essa disponibilidade. A possibilidade de débito direto na conta não pode ser imposta pela instituição financeira.
Em caso de problemas com a cobrança via débito automático, entre em contato com a empresa prestadora do serviço e com o banco. Persistindo a falha, consulte o órgão de defesa do consumidor mais próximo.
Dicas
? É importante ter total controle sobre a conta bancária, certifique-se que haverá saldo nas datas dos débitos;
? O débito pode ocorrer em qualquer hora do dia programado para pagamento;
? Consulte sempre sua conta por meio de saldos e extratos, e vá marcando as contas pagas para ter um controle maior;
? Confira se na conta cadastrada está inserida a informação ?Conta em débito automático?.
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Saiba como evitar problemas com pagamentos no débito automático
Procon-SP dá algumas dicas para ajudar os consumidores a não terem contratempos com o serviço, que facilita bastante a vida do cidadão
11/04/2019